Agende sua consulta

O que são pólipos na vesícula?

Tempo de Leitura: 2 min
Atualizado em: 08/04/2024
Sumário

Os pólipos na vesícula biliar são crescimentos anormais que se desenvolvem nas paredes internas da vesícula. Podem ser benignos, mas alguns podem evoluir para câncer. O diagnóstico envolve exames de imagem e, em alguns casos, a remoção cirúrgica pode ser necessária.

a imagem ilustra uma vesícula biliar e com um zoom mostra alguns pólipos na vesícula

Os pólipos na vesícula biliar são achados comuns durante exames de imagem abdominal. Embora muitos sejam benignos, alguns podem representar um risco aumentado de câncer, tornando essencial uma avaliação cuidadosa e um plano de tratamento apropriado.

Pólipos são crescimentos anormais que se desenvolvem nas paredes internas da vesícula biliar.

Quais são os diferentes tipos de pólipos na vesícula biliar?

Existem diversos tipos de pólipos que podem ser encontrados na vesícula biliar:

  • Pólipos de colesterol: são também chamados de colesterolose. Isso ocorre por acúmulo de colesterol na parede da vesícula biliar.
  • Pólipos inflamatórios: ocorrem por inflamação da parede da vesícula biliar (colecistite).
  • Adenomiomatose: crescimento anormal da camada interna da vesícula biliar 
  • Adenomas: é um tipo de tumor benigno. Tem potencial para se tornar maligno
  • Adenocarcinoma: um tipo de pólipo maligno. Pode ser originado de adenomas.

Complicações:

A maioria dos pólipos na vesícula é benigna, mas alguns podem se tornar malignos ao longo do tempo. Alguns aspectos do pólipo do exame de imagem sugerem maior ou menor risco para desenvolvimento do câncer. O tamanho do pólipo, principalmente se maior que 1 cm, está associado a maior risco para câncer. Outro sinal alarmante é o crescimento do pólipo, principalmente mais de 2 mm por ano.

Tratamento:

O tratamento depende do tipo e do tamanho do pólipo. Alguns pacientes com pólipos pequenos e benignos precisam apenas de monitoramento regular.

Remoção cirúrgica pode ser necessária para pólipos grandes, sintomáticos ou suspeitos de malignidade. Nesse caso, a cirurgia é a colecistectomia, ou seja, toda a vesícula tem que ser removida. Em casos de câncer de vesícula biliar, tratamentos adicionais, como hepatectomia, quimioterapia ou radioterapia, podem ser recomendados.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Dr. Francisco Tustumi
Sou Graduado em Medicina, fiz Residência Médica em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo, Mestre em Ciências em Gastroenterologia e Doutorado em Ciências em Gastroenterologia, especialista em Habilitação e Qualificação em Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo e em Cirurgia Bariátrica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua
Consulta

Atendemos Convênios só por reembolso
AGENDE AQUI
magnifiercrosschevron-down