Agende sua consulta

Phmetria esofágica

Tempo de Leitura: 3 min
Atualizado em: 14/07/2023
Sumário

A pHmetria esofágica é um exame complementar realizado para identificar a presença da doença de refluxo gastroesofágico no paciente. 

A doença do refluxo gastroesofágico ocorre quando há refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago, gerando sintomas como queimação e regurgitação. O refluxo acontece quando uma válvula, que deveria abrir e fechar para a passagem dos alimentos e impedir o suco gástrico de chegar ao esôfago, não funciona corretamente. 

Confira a seguir como é feito esse exame e como ele pode te ajudar no seu processo de identificação do refluxo. 

O que é pHmetria esofágica e para que serve?

A pHmetria é feita por meio de um aparelho preso na cintura do paciente. Esse aparelho, por sua vez, é conectado a uma sonda, que é posicionada no esôfago do paciente. Dessa forma, é possível monitorar por 24 horas as suas atividades. 

Por mais que o exame dure 24 horas ininterruptas, a ingestão de comidas e bebidas diárias do paciente não é alterada. 

Com isso, é possível entender o comportamento do paciente, de modo a saber se realmente é um caso de refluxo ou outra situação que deve ser identificada.

Como é feita a pHmetria esofágica?

A pHmetria esofágica é realizada por meio da introdução de uma sonda nasal que vai até a esfíncter do esôfago inferior. Na ponta dessa sonda, existe um detector de pH, que pode avaliar as oscilação de acidez dentro do esôfago. 

Essa sonda, por sua vez, é conectada a um aparelho e a um eletrodo preso à pele do paciente. 

A introdução da sonda pelo nariz é a parte do exame que pode causar maior desconforto ao paciente, já que não há sedação para evitar alterações no resultado do exame. 

Depois de tudo posicionado, o paciente deverá ficar com o aparelho por 24 horas. Durante esse período, o paciente deve seguir sua rotina habitual, incluindo manter tipo e horário de refeições que está habituado e dormir em horário habitual. Durante o exame, o paciente registra qualquer sintoma que venha a ter. Isso é importante para que o padrão de refluxo captado no exame seja uma representação fiel do dia a dia do paciente. 

Após esse período, é realizada a remoção da sonda, e o aparelho computadorizado que detalhou a presença de ácidos no período trará o resultado do exame. 

A remoção da sonda dura apenas 1 minuto. 

Além disso, não há recomendações para o pós-exame. Ou seja, o paciente pode retornar normalmente às suas atividades diárias. 

Normalmente, o laudo fica pronto dentro de uma semana, mas essa estimativa pode variar de acordo com o local onde é realizado o procedimento. 

A pHmetria esofágica é considerada um exame seguro e que possui baixo risco de complicações durante sua execução. 

Preparo para a pHmetria esofágica 

Para a realização da Phmetria esofágica é necessário estar de jejum por pelo menos 4 horas antes da introdução da sonda. 

O exame tem duração de 24 horas, por isso, é recomendado que o paciente tome banho antes da sua realização, já que não é permitido molhar o aparelho.

Por fim, antes do início do exame, um formulário deve ser preenchido com todas as informações sobre a rotina do paciente.

Além disso, é preciso indicar ao médico todos os medicamentos de uso contínuo, principalmente aqueles para o estômago, esôfago ou similares. Alguns medicamentos devem ser interrompidos antes do procedimento, a depender do motivo pela qual o exame foi solicitado. Converse com o seu médico para saber as medicações que deve suspender, mas em geral, as seguintes medicações devem ser evitadas:

  • Antiácidos;
  • Omeprazol e similares;
  • Anti-inflamatórios;
  • Anticolinérgicos;
  • Álcool.

Se possível, é recomendado levar exames anteriores para auxílio ao profissional. 

Cuidados pós pHmetria esofágica

Conforme falamos acima, a pHmetria esofágica é um exame seguro e que não necessita de muitos cuidados após sua realização. Fora isso, o paciente está liberado para voltar às atividades normais, inclusive a volta ao trabalho. 

Importante saber

Para obter um resultado assertivo no exame, é necessário que o paciente seja fiel a sua rotina durante as 24 horas indicadas pelo especialista. 

Caso aconteça algum imprevisto nesse período, é necessário avisar o médico responsável pelo exame. 

Agora que você já sabe mais sobre a pHmetria esofágica, que tal compartilhar esse texto com os seus amigos e familiares?

Além disso, você pode encontrar mais textos como esse em nosso blog! Clique aqui e confira.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Dr. Francisco Tustumi
Sou Graduado em Medicina, fiz Residência Médica em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo, Mestre em Ciências em Gastroenterologia e Doutorado em Ciências em Gastroenterologia, especialista em Habilitação e Qualificação em Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo e em Cirurgia Bariátrica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua
Consulta

Atendemos Convênios só por reembolso
AGENDE AQUI
magnifiercrosschevron-down