Agende sua consulta

Tomografia abdominal

Tempo de Leitura: 4 min
Atualizado em: 14/07/2023
Sumário

Como é do conhecimento de todos, para alcançar um diagnóstico preciso e assertivo, é necessário utilizar ferramentas e tecnologias avançadas aliado com o conhecimento do profissional. 

A tomografia é um exame médico que nos permite visualizar detalhes internos do nosso corpo de forma muito precisa. É como tirar uma foto do interior do corpo para ajudar os médicos a diagnosticar doenças e condições médicas. O exame de tomografia utiliza uma máquina especial chamada tomógrafo, que é uma espécie de "scanner". A TC (Tomografia Computadorizada), como é conhecida entre os médicos, pode ser realizada em diferentes locais, como crânio, coluna e tórax, não somente no abdome.

Confira a seguir as principais informações que um paciente precisa saber para realizar uma tomografia abdominal e ficar atento às possíveis doenças que podem surgir no abdome!

Como funciona a tomografia?

A tomografia usa raios-X e computadores para produzir imagens do seu corpo. Ele tira fotos que mostram “fatias” muito finas de seus músculos, órgãos, ossos e vasos sanguíneos.

À medida que os raios-X atravessam corpo, eles são absorvidos em diferentes quantidades por diferentes tecidos. O tecido de maior densidade cria uma imagem mais branca do que outros tecidos contra o fundo preto do filme. 

Diferentemente do exame de radiografia simples, que produzem imagens 2D, a tomografia fornece uma visão 3D detalhada do interior do seu corpo.

Como é feita uma tomografia abdominal?

Durante o exame, você será deitado(a) em uma maca que desliza para dentro de um anel grande e aberto, onde o tomógrafo está localizado. O anel não vai te tocar, então não precisa se preocupar. Enquanto a máquina estiver funcionando, ela emitirá raios-X em diferentes ângulos ao redor do seu corpo. Esses raios-X são capturados por detectores e um computador processa todas as informações para criar imagens detalhadas das partes internas do seu corpo.

Após o paciente estar imóvel, o técnico de radiologia liga o maquinário que move o paciente para dentro do tomógrafo, onde serão feitas as imagens do abdome. 

O aparelho não faz nenhum contato com o paciente. As imagens são geradas pelos detectores do tomógrafo e vão diretamente para um computador. 

Após o final do exame, que dura entre 10 a 40 minutos, o resultado já está disponível para o profissional interpretar e realizar a produção do laudo da tomografia do abdome. O tempo para disponibilidade do laudo depende de cada laboratório, mas como regra geral, se houver algo inesperado ou emergencial, o paciente será reportado. 

Para que serve o contraste? 

Há duas opções de realização desse procedimento: com ou sem contraste.

O contraste é um componente químico colocado na veia no paciente, de modo a realçar detalhes do corpo, dando maior acurácia ao exame. Com o contraste é possível ter melhor visibilidade nas imagens e um diagnóstico mais assertivo em casos mais complexos.

É importante lembrar que o contraste não é indicado para todos os exames e que há contraindicações para o uso de contraste, como alergias. Consulte seu médico para saber mais! 

Preparo para tomografia abdominal 

O preparo envolve estar em jejum de 4 horas, agendar com antecedência, ter um pedido médico e não utilizar piercings e acessórios metálicos no dia do exame. 

Traga seus exames anteriores, incluindo exames de imagem prévios. Se a tomografia for realizada com contraste, é importante trazer exames laboratoriais.

Se for mulher e houver alguma possibilidade de gravidez, avise seu médico!

Cuidados pós tomografia abdominal

A tomografia abdominal é um procedimento considerado tranquilo e, por isso, o paciente pode seguir com suas atividades normalmente após a realização do exame. 

Quais os riscos da tomografia abdominal?

Quanto aos riscos da tomografia, é importante destacar que o exame utiliza raios-X, que são uma forma de radiação ionizante. A exposição a altas doses de radiação ao longo do tempo pode aumentar o risco de desenvolver câncer. No entanto, é importante ressaltar que os benefícios da tomografia, em termos de diagnóstico e tratamento, geralmente superam os riscos potenciais.

Além disso, os tomógrafos modernos são projetados para emitir a menor quantidade de radiação possível, enquanto ainda fornecem imagens de alta qualidade. Os profissionais de saúde também tomam precauções para limitar a exposição à radiação, ajustando as configurações do tomógrafo para cada paciente e utilizando aventais de chumbo para proteger áreas do corpo que não estão sendo examinadas.

No entanto, é importante informar seu médico se você já fez outros exames de imagem que utilizam radiação, como radiografias ou tomografias, para que ele possa avaliar e levar em consideração a quantidade total de radiação a que você foi exposto.

Lembre-se de que a tomografia é uma ferramenta valiosa no diagnóstico médico e que, na maioria dos casos, os benefícios superam os riscos. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, não hesite em conversar com seu médico, que estará pronto para esclarecer qualquer questão relacionada ao exame de tomografia.

De forma geral, gestantes devem evitar irradiação. Avise seu médico se houver suspeita de gravidez, antes de realizar o exame!

Se houver antecedente de alergias, avise seu médico. Embora seja raro, o contraste pode gerar alergia.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Dr. Francisco Tustumi
Sou Graduado em Medicina, fiz Residência Médica em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo, Mestre em Ciências em Gastroenterologia e Doutorado em Ciências em Gastroenterologia, especialista em Habilitação e Qualificação em Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo e em Cirurgia Bariátrica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua
Consulta

Atendemos Convênios só por reembolso
AGENDE AQUI
magnifiercrosschevron-down