A cirurgia do aparelho digestivo consiste em um procedimento que pode ser realizado para abordagem de diversas doenças desse sistema, que inclui esôfago, estômago, pâncreas, fígado e vesícula biliar, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
Nesse artigo, abordaremos como funcionam as principais cirurgias do aparelho digestivo e quando são indicadas! Saiba mais e tire suas dúvidas.
Entre as principais cirurgias do aparelho digestivo estão as ressecções de cânceres, correção de hérnias, cirurgia bariátrica, retirada da vesícula e do apêndice vermiforme, entre outros.
Antes da indicação de qualquer cirurgia do aparelho digestivo, o médico poderá solicitar exames complementares, como endoscopias e colonoscopias, além de análises laboratoriais, para compreender e controlar o quadro do indivíduo da melhor forma.
A seguir, serão abordados brevemente os principais tipos de cirurgia do aparelho digestivo:
As cirurgias do aparelho digestivo podem ser realizadas por laparotomia, laparoscopia ou robótica.
A laparotomia consiste na cirurgia aberta, ou seja, feita por meio de cortes na região abdominal para acesso à cavidade e manipulação direta das estruturas. Já a laparoscopia consiste na cirurgia por vídeo, em que são feitos pequenos cortes na região abdominal para inserção de pequenas câmeras e pinças que são utilizadas para manipulação das estruturas. A cirurgia robótica é feita pelo cirurgião com suporte de plataforma robótica para tornar os procedimentos mais precisos.
A laparoscopia e a cirurgia robótica tiem sido superior à laparotomia em algumas condições, visto que reduz o tempo de internação do paciente após o procedimento, diminui a incidência de complicações no pós-operatório, como risco de infecções e hérnias, entre outras vantagens.