Agende sua consulta

Entenda a cirurgia do aparelho digestivo

Tempo de Leitura: 2 min
Atualizado em: 15/08/2023
Sumário

A cirurgia do aparelho digestivo consiste em um procedimento que pode ser realizado para abordagem de diversas doenças desse sistema, que inclui esôfago, estômago, pâncreas, fígado e vesícula biliar, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

Nesse artigo, abordaremos como funcionam as principais cirurgias do aparelho digestivo e quando são indicadas! Saiba mais e tire suas dúvidas.

Indicações

Entre as principais cirurgias do aparelho digestivo estão as ressecções de cânceres, correção de hérnias, cirurgia bariátrica, retirada da vesícula e do apêndice vermiforme, entre outros. 

Antes da indicação de qualquer cirurgia do aparelho digestivo, o médico poderá solicitar exames complementares, como endoscopias e colonoscopias, além de análises laboratoriais, para compreender e controlar o quadro do indivíduo da melhor forma.

Principais cirurgias do aparelho digestivo

A seguir, serão abordados brevemente os principais tipos de cirurgia do aparelho digestivo:

  • Cirurgia oncológica: a cirurgia oncológica se refere àquelas realizadas com o objetivo de retirar tumores malignos (câncer) do aparelho digestivo, incluindo ressecções totais ou parciais de órgãos.
  • Cirurgia de hérnia abdominal: a cirurgia de hérnia abdominal tem o objetivo de corrigir a protrusão intestinal pela parede abdominal (hérnia) com o fechamento da mesma. As hérnias podem ser congênitas ou decorrer de um procedimento cirúrgico prévio.
  • Cirurgia da hérnia de hiato: a cirurgia de hérnia de hiato consiste na correção do defeito anatômico que ocasiona o refluxo gastroesofágico. 
  • Cirurgia de apendicectomia: a cirurgia para retirada do apêndice vermiforme é uma das mais comuns, sendo que a inflamação ou infecção deste anexo intestinal (apêndice) acomete indivíduos de diversas idades. 
  • Cirurgia bariátrica: a cirurgia bariátrica consiste na chamada “redução de estômago” e seu objetivo é diminuir a capacidade estomacal visando a perda de peso por meio da retirada de tecido ou uso de anéis para compressão.

Procedimento

As cirurgias do aparelho digestivo podem ser realizadas por laparotomia, laparoscopia ou robótica. 

A laparotomia consiste na cirurgia aberta, ou seja, feita por meio de cortes na região abdominal para acesso à cavidade e manipulação direta das estruturas. Já a laparoscopia consiste na cirurgia por vídeo, em que são feitos pequenos cortes na região abdominal para inserção de pequenas câmeras e pinças que são utilizadas para manipulação das estruturas. A cirurgia robótica é feita pelo cirurgião com suporte de plataforma robótica para tornar os procedimentos mais precisos.

A laparoscopia e a cirurgia robótica tiem sido superior à laparotomia em algumas condições, visto que reduz o tempo de internação do paciente após o procedimento, diminui a incidência de complicações no pós-operatório, como risco de infecções e hérnias, entre outras vantagens.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Dr. Francisco Tustumi
Sou Graduado em Medicina, fiz Residência Médica em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo, Mestre em Ciências em Gastroenterologia e Doutorado em Ciências em Gastroenterologia, especialista em Habilitação e Qualificação em Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo e em Cirurgia Bariátrica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua
Consulta

Atendemos Convênios só por reembolso
AGENDE AQUI
magnifiercrosschevron-down