A ultrassonografia endoscópica, também conhecida como ecoendoscopia, é um exame de imagem que une o potencial da visão endoscópica com a visão do ultrassom tradicional.
Ela é utilizada para identificar tumores e lesões gastrointestinais.
Normalmente é solicitado por um gastroenterologista ou cirurgião do aparelho digestivo, conforme os sintomas apresentados pelo paciente ou após apresentar alterações no exame de endoscopia comum.
Para entender melhor o ultrassom endoscópico, é preciso saber o que é uma endoscopia convencional.
A endoscopia convencional é um exame de imagens que permite analisar o esôfago, estômago e duodeno. Ele é feito por meio de um tubo, com uma câmera na ponta, chamado de endoscópio - que originou o nome do exame.
Para saber mais sobre o ultrassom endoscópico, confira o conteúdo exclusivo que preparamos a seguir!
O ultrassom endoscópico é um exame de imagem realizado por um especialista em endoscopia para identificar tumores e lesões ligadas ao aparelho digestivo alto.
Quando falamos do aparelho digestivo alto, nos referimos às doenças que envolvem o esôfago, estômago, duodeno, além de pâncreas, cólon, vesícula biliar, entre outros.
Esse exame tem grande utilidade, já que obtém imagens de boa qualidade por unir a visão endoscópica com a visão do ultrassom tradicional em um só aparelho e procedimento.
Além disso, é possível realizar, por meio deste procedimento, biópsias no pâncreas e estômago, com um tubo específico para isso.
Como já sugere o próprio nome, e conforme mencionamos anteriormente, o ultrassom endoscópico é feito por meio de um aparelho que une, na ponta, um endoscópio e um pequeno instrumento de ultrassom.
Em primeiro lugar, para realizar o exame, é necessário que o paciente fique de lado na maca, quando é realizada a sedação pelo médico anestesista.
Após estar inconsciente, o aparelho é inserido pela boca até chegar no local que o profissional deseja verificar (esôfago, estômago, duodeno, entre outros).
Com o auxílio do ultrassom acoplado na ponta do endoscópio, é possível obter as imagens e realizar biópsias guiadas pelas imagens, para diagnósticos mais profundos.
Para realização do exame é necessário, primeiramente, estar acompanhado de um responsável no momento de alta. Isso porque o paciente fica sedado e, após esse período, pode apresentar sonolência.
Traga o pedido médico e exames anteriores.
O paciente precisa realizar um jejum de aproximadamente 8 horas, sendo apenas 6 horas para líquidos.
Lembrando sempre que ele deve ser realizado por um especialista em Endoscopia em um local equipado.
Após a realização do procedimento, o paciente deve ficar em observação para acompanhar os sinais vitais.
O período de permanência neste espaço deve ser de aproximadamente 1 a 2 horas, caso não haja nenhuma complicação. Após esse período, é imprescindível que tenha alta médica junto a um acompanhante.
Além disso, para garantir que a sedação passe por completo, o ideal é permanecer o resto do dia em casa, sem a realização de atividades que podem ser perigosas como:
É importante alertar o especialista, quando realizar uma ultrassom endoscópica, se há possíveis alergias, dores ou desconfortos antes ou após o procedimento.
Além disso, o procedimento é seguro e o risco de complicações é baixo. Se houver algum sinal de febre, dores intensas e vômitos constantes, procure seu médico!
Quer saber mais sobre saúde do aparelho digestivo?
Confira os posts disponíveis em nosso blog!