A manometria esofágica nada mais é do que o procedimento que realiza a medição da força e da função dos músculos do esôfago – órgão que trabalha como um condutor de alimentos e líquidos, empurrando-os para o estômago.
Recomenda-se que o paciente evite de se alimentar e tomar líquidos antes do procedimento. Se o paciente tiver que tomar medicamentos de uso contínuo, tais como para hipertensão arterial, poderá ser tomado com pequenos goles de água.
Evite medicamentos como:
Se surgirem dúvidas sobre outros medicamentos converse com seu médico.
Com ela é possível desvendar várias condições esofágicas que podem causar dificuldades na passagem da comida depois de ingerida.
Um exemplo, é a condição “acalasia” na qual o músculo do esfíncter inferior do esôfago não consegue relaxar após a deglutição, fazendo com que o alimento não chegue ao estômago. Com isso, o alimento ficará preso no interior do esôfago. A função anormal do músculo do corpo do esôfago também poderá dificultar o fluxo do conteúdo que foi ingerido.
Além da dificuldade de se alimentar, a motricidade do esôfago anormal poderá causar vários episódios de dor no peito, que se iguala a dor no coração (angina). A dor pode acontecer se o músculo estiver se contraindo inconstantemente ou ter contrações fortíssimas.
Em qualquer um dos dois casos, o exame poderá descobrir a anormalidade muscular e fazer a orientação para o tratamento.
O procedimento dura cerca de 20 minutos. O paciente deverá ficar sentado no primeiro instante em posição vertical. Uma de suas narinas será anestesiada com lubrificante anestésico.
Logo após irá ser inserido um tubo fino de plástico flexível, tendo cerca de 1,5 de diâmetro, e será passado por dentro da narina que foi anestesiada anteriormente, passando pela parte posterior da garganta e indo até o esôfago, sendo engolido normalmente.
Depois que a sonda chegar até seu destino, o paciente passará a ficar deitado. Durante um período o paciente ficará em repouso até que as pressões esofágicas se equilibrem e que o paciente se habitue com a sonda, somente depois disso poderá ser dado início ao exame.
A medição das pressões criadas pelo músculo esofágico começará quando o músculo estiver em repouso e durante deglutições de água que será ingerida durante o processo.
Assim que o procedimento for finalizado, o técnico irá fazer a remoção da sonda e liberará o paciente que poderá voltar a sua vida habitual.
Lembrando que o paciente poderá voltar às suas atividades normalmente após o exame, podendo assim se alimentar e fazer o uso de medicações.
Sim a manometria é um pouco desconfortável, porém o procedimento não é doloroso, pelo fato da narina em que está sendo inserido o tubo estar anestesiada. O paciente irá respirar e falar normalmente.
Seus efeitos adversos são menores, incluindo uma irritação leve na garganta ou tosse.