Nos termos técnicos, Endoscopia digestiva nada mais é do que uma técnica que, através de um tubo flexível fino que contém uma câmera em sua extremidade, faz a investigação com imagens em tempo real das cavidades ocas do corpo humano.
Colonoscopia também pode ser considerada um tipo de Endoscopia digestiva.
A Endoscopia digestiva alta coleta imagens em tempo real do esôfago ao duodeno, passando através do estômago.
O procedimento é realizado em clínicas especializadas na área, os especialistas que realizam esse exame são os gastroenterologistas ou endoscopistas.
A Endoscopia digestiva serve para dar o diagnóstico de várias doenças que atingem direta ou indiretamente a região. Entre elas estão:
Ela pode ter a funcionalidade de tratar propriamente. Através dela conseguimos introduzir sondas no estômago e ajudar a alimentar pessoas que estão impossibilitadas para comer ou até retirar pólipos e tumores malignos que ainda estão em estado precoce. Nos últimos casos ela vem acompanhada de um tipo de pinça que faz a extração do material.
O especialista irá introduzir um endoscópio, através da boca do paciente, que estará sentado e deitado de lado na maca, para que o exame ocorra de maneira confortável.
Para manter a boca do paciente sempre aberta durante o procedimento, é introduzido um objeto plástico em sua boca para que o médico tenha facilidade para manusear o endoscópio, além disso por meio dele é liberado ar permitindo ter uma melhor visualização do interior do corpo.
Normalmente, o procedimento leva cerca de 20 minutos, podendo variar consideravelmente conforme o objetivo do exame.
Para boa visualização do estômago e duodeno e segurança do procedimento, é necessário jejum antes da endoscopia. A Society of American Gastrointestinal and Endoscopic Surgeons (https://www.sages.org/publications/patient-information/patient-information-for-upper-endoscopy-from-sages/) recomenda que o paciente faça refeições leves e jejum de 8 horas no mínimo.
Quando falamos em dieta leve nesse caso o paciente deverá evitar de comer alimentos que tenham mais dificuldade para serem digeridos, como por exemplo, a carne vermelha.
O estômago deverá estar completamente vazio para que a visualização seja limpa, assim, tendo uma visão completa dos órgãos.
Evitar ir com as unhas pintadas também entra nesta lista, pois o exame requer que os níveis de oxigenação sanguínea sejam monitorados constantemente. Se as unhas do paciente estiverem pintadas irão dificultar esse processo do exame.
Um outro passo para a preparação é suspender alguns tipos de medicamentos em determinadas situações. Entre eles estão:
O paciente deverá estar acompanhado no momento da alta e permanecer em repouso até que o efeito do sedativo cesse por completo, que dura cerca de 12 horas.
Os hábitos alimentares do paciente poderão voltar ao normal logo após a realização do exame.
Além disso, o paciente não poderá conduzir veículos, evitando fazer qualquer atividade. O recomendado é o repouso até que o paciente volte ao normal.