Agende sua consulta

Cirurgia bariátrica

Tempo de Leitura: 2 min
Atualizado em: 14/07/2023
Sumário

O que é a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica consiste na cirurgia utilizada para o tratamento da obesidade mórbida que não responde às mudanças no estilo de vida e ao uso de fármacos. 

Esse método é eficaz por proporcionar perda de peso a longo prazo e benefícios como controle das comorbidades e aumento da expectativa de vida.

Quando é indicada a cirurgia bariátrica?

O National Institutes of Health (NIH) define que os pacientes que podem ser considerados aptos a realização da cirurgia bariátrica são aqueles que possuem:

  • IMC igual ou maior que 40 kg/m² sem comorbidades ou IMC igual ou maior que 35 kg/m² com comorbidades;
  • Idade entre 18 e 60 anos;
  • Obesidade de longa data ;
  • Falha em tratamentos clínicos ;
  • Motivação, disposição e aptidão para cumprir recomendações dietéticas, para desenvolver atividade física e para manter acompanhamento médico e nutricional no período pós-operatório;
  • Ausência de contra indicações importantes, como risco operatório muito elevado, expectativa de vida limitada devido à doença, cirrose grave, abuso de álcool ou drogas, etc.

Como funciona a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica funciona por meio dos seguintes mecanismos: 

  1. Diminuição da absorção: promove a redução da absorção calórica.
  2. Restrição: promove a restrição da capacidade de armazenamento de alimento na câmara gástrica.
  3. Efeitos combinados: promove tanto a diminuição da absorção e redução do reservatório gástrico .

A cirurgia bariátrica também gera alterações em vias metabólicas e hormonais e processos modulatórios do apetite e da ingestão de alimentos.

A escolha da técnica a ser utilizada na cirurgia bariátrica depende de fatores como perfil do paciente e presença de comorbidades.

Uma das principais técnicas cirúrgicas utilizadas na cirurgia bariátrica é o bypass gástrico em Y de Roux, classificado como um procedimento misto. O sleeve gástrico (gastrectomia vertical) é uma outra técnica comumente utilizada, com efeito restritivo. Publicamos alguns estudos comparando as duas técnicas. Os resultados são semelhantes entre as duas técnicas. Assim, algumas características individuais dos pacientes devem ser levadas em consideração para a escolha da técnica cirúrgica. 

Segundo o Conselho Federal de Medicina, a gastroplastia endoscópica ainda não é considerado um tratamento reconhecido para tratamento da obesidade. Publicamos recentemente um estudo sobre os resultados da gastroplastia endoscópica e reconhecemos e concordamos que o procedimento ainda necessita de mais estudos antes de sua disseminação. 

Como é o pós-operatório da cirurgia bariátrica?

O pós-operatório da cirurgia bariátrica é semelhante a outros tipos de cirurgias do trato gastrointestinal em indivíduos com obesidade mórbida.

A necessidade de reintervenção não é comum. As complicações mais comuns são geralmente leves e incluem atelectasia e rabdomiólise. As complicações mais graves da cirurgia bariátrica são raras, e incluem a deiscência de anastomose, sangramento, a embolia pulmonar, hérnia interna, entre outras. 

Devido às diversas alterações nos pacientes a longo prazo, o acompanhamento dos pacientes após a cirurgia bariátrica é obrigatório. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Dr. Francisco Tustumi
Sou Graduado em Medicina, fiz Residência Médica em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo, Mestre em Ciências em Gastroenterologia e Doutorado em Ciências em Gastroenterologia, especialista em Habilitação e Qualificação em Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo e em Cirurgia Bariátrica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua
Consulta

Atendemos Convênios só por reembolso
AGENDE AQUI
magnifiercrosschevron-down